Bem-Vindo à Página Oficial do Agrupamento de Escolas de Góis

Funcionamento da Educação Pré-Escolar a partir do dia 1 de junho.

Exmo/a. Sr./a. Encarregado/a de Educação

 Assunto: Funcionamento da Educação Pré-Escolar a partir do dia 1 de junho.

 Tal como anunciado pelo Ministério da Educação e veiculado pelas docentes titulares de grupo, a reabertura dos Estabelecimentos da Educação Pré-Escolar está prevista para o dia 1 de junho.

Assim, foi necessário realizar algumas adaptações no funcionamento dos referidos Estabelecimentos de Ensino, destacando-se, em termos de medidas gerais, o facto de o Agrupamento de Escolas de Góis ter atualizado o seu Plano de Contingência de acordo com as orientações da tutela, podendo o mesmo ser consultado no Facebook e Página do Agrupamento de Escolas de Góis. De modo a garantir as condições necessárias para adotar as medidas preventivas recomendadas ao nível da promoção de boas práticas de higiene, adquiriu materiais/produtos adequados para a desinfeção e limpeza dos edifícios escolares, bem como de higienização frequente dos materiais pedagógicos e equipamentos utilizados pelas crianças. Também adquiriu equipamento de proteção individual para o pessoal docente e não docente e solução antissética de base alcoólica para desinfetar as mãos em diversos espaços do recinto escolar.

No que respeita ao acesso às instalações, as crianças devem ser entregues à porta/portão de cada estabelecimento de ensino e serão recebidas por um profissional destacado para o efeito, evitando assim a circulação de pessoas no interior do recinto. Neste momento de entrada, o calçado e as mochilas serão higienizados. As crianças, por sua vez, também não poderão trazer de casa brinquedos ou outros objetos desnecessários, pelo que apelamos à colaboração dos pais/encarregados de educação. Quer as crianças quer os profissionais devem trazer calçado para uso no espaço do Jardim de Infância. Este calçado permanecerá no Estabelecimento de Ensino até ao final do ano letivo.

Por outro lado, as crianças não devem permanecer no Estabelecimento de Educação por um período superior ao estritamente necessário, pelo que deverá acordar-se com a família um horário de estrita necessidade que permita reduzir os riscos de contágio.

Ao nível de práticas pedagógicas, dar-se-á a conhecer às crianças as novas regras de convivência social, levando-as a compreender a importância das novas formas de interação entre pares e com os adultos. É importante prestar atenção às suas dúvidas e angústias, tranquilizando-as e ajudando-as a compreender a importância do cumprimento destas novas regras, para a segurança e bem-estar de todos, pelo que apelamos novamente à colaboração dos Pais/EE para que dialoguem com as crianças sobre as alterações das suas rotinas.

Desta forma, irá privilegiar-se, sempre que possível, o contacto com as famílias, possibilitando a articulação entre escola e família. Neste contexto, manter-se-á o contacto regular e a articulação entre escola e família privilegiando os meios digitais e o telefone, mantendo-se o distanciamento físico recomendado.

Durante o período de refeições, também será necessário implementar e respeitar as medidas de distanciamento e higiene de acordo com as orientações da DGS e do Ministério da Educação.

A organização da reabertura dos Estabelecimentos da Educação Pré-Escolar implicou a articulação com as Entidades parceiras, a nível dos serviços de transporte e refeições, aguardando-se informação quanto a horários (transporte) e procedimentos gerais.

As informações complementares e mais específicas serão transmitidas por cada docente titular de grupo.

Pelo exposto, contamos que o regresso aos Jardins de Infância decorra de forma tranquila, garantindo que as crianças permanecem efetivamente seguras, salvaguardando-se também, a proteção de todos os envolvidos.

Terminamos dando as boas-vindas a todos os meninos e meninas e aos respetivos pais/encarregados de educação.

Agradecendo a atenção, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos.

Góis, 27 de maio de 2020

A Diretora do Agrupamento: Cristina Maria dos Santos Martins

Orientações para a Reabertura da Educação Pré-Escolar