Bem-Vindo à Página Oficial do Agrupamento de Escolas de Góis

FUNCIONAMENTO DO 3º PERÍODO

Exmo/a. Sr./a. Encarregado/a de Educação

 Assunto: Funcionamento do 3º período.

 Divulgamos à Comunidade Educativa do Agrupamento de Escolas de Góis, o Comunicado do Conselho de Ministros de dia 9 de abril de 2020, com as alterações de funcionamento do 3º período no ano letivo 2019/2020.

Até final do ano letivo, que termina a 26 de junho, todo o ensino básico será não presencial e a avaliação de final de ano irá contar com o trabalho dos alunos realizado no 3º período. As provas de aferição dos 2º, 5º e 8º anos e as provas finais do 9º ano foram canceladas.

 

Comunicado do Conselho de Ministros de dia 9 de abril de 2020

«O Conselho de Ministros aprovou hoje um novo conjunto de medidas extraordinárias de resposta à situação epidemiológica do novo Coronavírus-COVID-19:

  1. Foi aprovado o decreto-lei que estabelece as medidas excecionais e temporárias na área da educação, no âmbito dos ensinos básico e secundário. O diploma define, nomeadamente, as seguintes alterações para o ano letivo 2019/2020:
  • o terceiro período inicia-se no próximo dia 14 de abril, mantendo-se suspensas as atividades letivas e formativas presenciais nas escolas;
  • o ensino básico permanecerá até ao fim do ano letivo no modelo de ensino não presencial, com recurso às metodologias digitais que será reforçado com o apoio de emissão televisiva de conteúdos pedagógicos;
  • avaliada a evolução da situação epidemiológica COVID-19, o Governo pode decidir retomar as aulas presenciais dos 11.º e 12.º anos de escolaridade, garantindo-se o distanciamento social (aulas, salas, turmas) e justificando-se as faltas dos alunos cujos encarregados de educação optem por não deixar frequentar;
  • o 10.º ano de escolaridade permanece até ao fim do ano letivo no modelo de ensino não presencial
  • são cancelados os seguintes exames e provas:
    • provas de aferição, dos 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade;
    • provas finais do ensino básico, no final do 9.º ano de escolaridade;
    • provas a nível de escola, realizadas como provas finais do ensino básico;
    • exames finais nacionais, quando realizados por alunos internos, para efeitos de aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário.
  • os alunos apenas realizarão exames finais nacionais nas disciplinas que elejam como provas de ingresso para efeitos de concurso nacional de acesso ao ensino superior;
  • para conclusão dos ciclos de ensino básico e secundário, as classificações de cada disciplina têm por referência o conjunto do ano letivo, incluindo o trabalho realizado ao longo do 3.º período;
  • o 3.º período terminará a 26 de junho de 2020.».

«No que respeita à Educação Pré-Escolar, as orientações proferidas referem que as atividades nos jardins de infância só serão retomadas quando forem revistas as atuais regras de distanciamento, sendo ainda prematuro definir um prazo seguro ainda que indicativo.».

 

Face ao exposto, o 3º período terá início na próxima terça-feira, dia 14 de abril, tal como estava previsto, e até novas orientações das docentes titulares de grupo/turma e diretores/as de turma, os alunos deverão continuar a realizar as tarefas propostas pelos professores e a rever os conteúdos lecionados nas diversas disciplinas do seu currículo.

Durante este último período letivo, os docentes continuarão a recorrer às metodologias digitais para comunicar com os alunos (sendo estas do seu conhecimento, como o email, videochamada no Zoom e/ou Hangouts, classroom…), bem como através do telefone, dos CTT e também, em suporte papel, como o uso dos manuais escolares e respetivos livros de fichas, de fichas de trabalho adequadas à realidade e situação de cada discente, entre outros materiais, pelo que os alunos terão de realizar, nos prazos estipulados pelos docentes, todo o trabalho solicitado. Tal como anunciado pelo senhor Primeiro Ministro, a partir do dia 20 de abril, o ensino, efetuado pelos docentes do Agrupamento, será complementado com o apoio de emissão televisiva de conteúdos pedagógicos, na RPT Memória (canal acessível a todos), que terá uma programação destinada aos alunos do 1º ao 9º ano de escolaridade, pelos que os alunos deverão assistir a estas sessões, de modo a poderem realizar os trabalhos/atividades, que os docentes também solicitem neste âmbito. Desta forma, e assim que o Agrupamento tenha informação concreta sobre a programação da RTP Memória, com o horário de cada ano de escolaridade, fará chegar aos alunos/EE e pais, um plano semanal, com a planificação do seu trabalho diário. Para a Educação Pré-Escolar, também será remetido, semanalmente, pelas docentes titulares de grupo, o plano diário de rotinas e tarefas. A nível televisivo, a RTP 2 também terá uma grelha programática adequada a esta faixa etária (3-6 anos), a qual complementará as atividades propostas pelas docentes titulares de cada grupo.

Tal como já foi mencionado, «as classificações de cada disciplina têm por referência o conjunto do ano letivo, incluindo o trabalho realizado ao longo do 3º período», pelo que os alunos deverão continuar a cumprir com as tarefas que lhes são solicitadas e os pais/encarregados de educação deverão também continuar a colaborar com a Escola, no sentido de acompanharem, supervisionarem os seus educandos, no cumprimento das tarefas solicitadas e no envio das mesmas nos prazos determinados e pela via acordada entre ambas as partes (Escola-docentes/alunos-Encarregados de Educação-pais).

Conscientes, que o ensino não presencial é uma realidade muito diferente do presencial, os alunos e as famílias, neste terceiro período, continuarão a contar com o esforço e trabalho dos professores, dos técnicos e outros agentes envolvidos neste processo, usufruindo assim, do seu direito à educação, mas também esperamos contar com o esforço de todos os alunos e Encarregados de Educação/Pais para levar a bom porto o processo de ensino-aprendizagem até ao final deste ano letivo.

Agradecendo a atenção, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos e votos de muita saúde e de boa Páscoa.

Nota: Esta informação será remetida aos Encarregados de Educação, por email, pelos Docentes Titulares de Grupo/Turma e Diretores/as de Turma.

Góis, 9 de abril de 2020

A Diretora do Agrupamento: Cristina Maria dos Santos Martins