Bem-Vindo à Página Oficial do Agrupamento de Escolas de Góis

GAAF

GABINETE DE APOIO AO ALUNO E À FAMÍLIA

O GAAF pretende concretizar um programa de atuação preventiva de caráter primário através da criação, de uma equipa multidisciplinar com uma constituição diversificada «prevista no regulamento interno, na qual participam docentes e técnicos detentores de formação especializada e ou de experiência e vocação para o exercício da função» (artigo 35º, ponto 3 da Lei n.º 51/2012 de 5 de Setembro).
O modelo de intervenção deste Gabinete vai ao Encontro do Plano de Ação do programa Intermunicipal de Prevenção do Abandono Escolar e Promoção da Igualdade de Acessos aos Ensino da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (CIM-RC) na medida em que fomenta “a criação de respostas abrangente que envolvam os vários contextos em que a criança se insere: escola, família e comunidade, atuando a nível da prevenção, da adequação da resposta e da recuperação de jovem já em risco de situação de insucesso, preparando a sua inserção em percursos educativos bem-sucedidos com aquisição de todas as aprendizagens previstas para os ciclos que frequentam”.
Este Projeto aponta, ainda, para a aplicação de um programa de atuação preventiva de caráter primário, tendo como principais objetivos ajudar a dirimir os problemas e assuntos relacionados com a educação e formação dos alunos e da sua família e estabelecer estratégias de intervenção de combate à exclusão social, contribuindo assim para o sucesso educativo dos alunos.

Estratégias de intervenção
Apoio e acompanhamento psicossocial aos alunos e as famílias, em estreita articulação com outros técnicos externos quando necessário.
Dinamização de sessões apoio psicológico e/ou socioeducativo a alunos/grupos de alunos em que tal seja necessário.
Mediação da relação escola-família, promovendo a sua aproximação, comunicação e interação.
Mediação da relação escola-família, promovendo a sua aproximação, comunicação e interação.
Aplicação de Programas de Orientação Escolar e Profissional e esclarecimento e encaminhamento para a formação profissional.
Dinamização e ou promoção de ações de sensibilização e esclarecimento sobre diversas temáticas dirigidas a toda a comunidade escolar (pais/encarregados de educação, alunos, assistentes operacionais…).
Elaboração e aplicação de programas de Competências Pessoais e Sociais a alunos e pais/encarregados de educação.
Dinamização e promoção de ações de prevenção de comportamentos de risco e violência em contexto escolar (bullying; segurança na internet, prevenção da indisciplina, educação sexual, gerir e poupar, maus tratos, entre outras).
Implementação e dinamização de um núcleo de estudo.
Realização de tutorias individuais.
Definição e aplicação de medidas de intervenção nos alunos com problemas recorrentes de comportamento.

A equipa multidisciplinar deverá contar com docentes e técnicos detentores de formação especializada e ou de experiência e vocação para o exercício da função.

O/a coordenador/a do Gabinete é responsável pela coordenação da equipa e pela ligação e articulação com outras estruturas de orientação educativa, designadamente a Direção, as Coordenadoras de Ciclo, os Diretores de Turma e os vários serviços disponibilizados pelo Agrupamento de Escolas de Góis.
Tendo em conta as atividades a planificar, considera-se a necessidade de a equipa ser composta pelos seguintes elementos:
· Pessoal Docente (Interlocutor/a para o Abandono e Absentismo Escolar, Representante do MEC na CPCJ/Professor/a Tutor/a, Coordenador/a do Projeto Educação para a Saúde e Educação Sexual, entre outros)
· Psicólogo/a;
· Enfermeiro/a (Parceria com o Centro de Saúde)
· Técnico/a de Serviço Social (Parceria com o Município)
· Educadora Social.

GAAF 1

GAAF 2

 GAAF 3