Bem-Vindo à Página Oficial do Agrupamento de Escolas de Góis

DIVULGAÇÃO: AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO/COMUNIDADE EDUCATIVA

Informa-se a Comunidade Educativa que está convocada uma Greve de Professores, por tempo indeterminado, iniciando-se a mesma no dia 9 de dezembro de 2022, sexta-feira, que, poderá afetar o normal funcionamento das aulas nos diversos estabelecimentos de ensino do Agrupamento.
Assim, cada aluno levará, ao seu Encarregado de Educação, uma informação escrita sobre esta situação.
Com os melhores cumprimentos.
Góis, 6 de dezembro de 2022
A Diretora do Agrupamento: Cristina Maria dos Santos Martins

Erasmus – Projeto SEEDS – Sementes Empreendedoras para o Desenvolvimento Sustentável

O #aegois é um dos parceiros do projeto SEEDS – Sementes Empreendedoras para o Desenvolvimento Sustentável (https://keepassociation.org/portfolio/seeds/) – financiado pelo programa Erasmus+.

Ao longo de 2 anos, os alunos que vão ingressar em setembro de 2022, no 8º ano, irão participar no projeto, com o objetivo de aprenderem a conservar sementes de espécies e variedades agrícolas da região:

– criar um banco de #sementes escolar,

– aprender a tomar decisões ambientalmente responsáveis e economicamente

viáveis,

– compreender o que são os serviços dos ecossistemas,

– ganhar competências de empreendedorismo,

– criar uma exposição sobre práticas agrícolas da região de Góis.

VAMOS PRECISAR QUE PARTILHE OS SEUS CONHECIMENTOS CONNOSCO.

CONTAMOS CONSIGO?

#seeds #sementes #uniaoeuropeia #erasmusplusprojects #keepassociation #aegois

#aesabugal #scea #CFE #iCultivar #CMSabugal

 

 

DIVULGAÇÃO: CAMPANHA “Sol&Dar”

No mês de Dezembro encontra-se a decorrer a campanha “Sol&Dar” através da recolha de bens de primeira necessidade (produtos alimentares e produtos de higiene) e/ou de tampas plásticas, na Escola Básica de Góis.
Esta campanha irá reverter a favor da Associação SOL cuja intervenção é a nível nacional e tem como objetivo apoiar crianças/jovens infetadas e afetadas pelo VIH. A Sol representa solidariedade, luz, esperança, promoção da igualdade de tratamento e apoio na luta contra a discriminação e na promoção da cidadania e dos direitos do Homem e da Criança.
Assim, pedimos a vossa colaboração nesta campanha que pretende contribuir para o desenvolvimento social dos alunos que, com este gesto solidário, poderão ajudar a suprir algumas necessidades de crianças/jovens apoiadas pelas várias valências da Associação SOL.
Agradecemos desde já a vossa disponibilidade e contributo para esta ação de solidariedade.

Projeto Parlamento dos Jovens

O Agrupamento de Escolas de Góis associa-se a esta iniciativa, como tem sido hábito nos últimos anos.

O tema deste ano pretende que os nossos alunos reflitam sobre «Saúde Mental nos Jovens. Que desafios? Que respostas».

Vamos ao trabalho…

 

Constituem objetivos do Programa

  • Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política;
  • Dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;
  • Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões;
  • Incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente;
  • Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais;
  • Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito  pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria;
  • Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.

Atividade de Natal: “Concurso de Decoração – A Escola é uma constelação com super poderes. O teu, qual é?”

A Fundação Make-A-Wish® Portugal, reconhecida como IPSS desde 2009, tem como missão realizar os desejos de crianças e jovens, dos 3 aos 17 anos, que sofrem de doenças que colocam em risco a sua vida, levando-lhes um momento de força, alegria e esperança.

Para uma criança gravemente doente, ver o seu desejo realizar-se significa que nada é impossível, significa recuperar a esperança e a força para lutar, significa poder esquecer por uns momentos a sua doença e ser simplesmente uma criança.

No presente ano letivo, o desafio de Natal para as Escolas é, cada aluno/elemento da comunidade educativa, após adquirir a sua estrela de Natal Make-A-Wish, criar uma decoração no verso dessa estrela, tendo em conta o tema apresentado:  A Escola é uma constelação com super poderes. O teu, qual é?, ao qual o Agrupamento de Escolas de Góis se associou. A decoração é feita dentro do limite da estrela e apenas no verso e pode conter texto, ilustrações, símbolos e/ou colagens de materiais diversificados. Após este momento, cada aluno entrega a sua estrela decorada aos docentes titulares de grupo/turma e diretor/a de turma até ao dia 29 de novembro (terça-feira). A partir desta data e até 9 de dezembro, a Escola elabora o seu Projeto de Decoração, que representará o Agrupamento de Escolas de Góis no concurso. Até ao dia 12 de dezembro, o Agrupamento terá de efetuar o upload da fotografia do seu Projeto decorativo no site do Programa Make-A-Wish Vai À Escola: www.makeawishvaiaescola.pt

Todos os anos, as estrelas de Natal tornam-se o símbolo da campanha de Natal Make-A-Wish e funcionam simultaneamente como objeto de decoração e de apoio para a realização de desejos de crianças e jovens Make-A-Wish. Cada estrela corresponde a um donativo de 1€. Mais informamos que as Estrelas se encontram no PBX, da Escola Sede com a sra Assistente Operacional que se encontra nesse local, a quem deverá ser entregue o contributo, que cada um desejar.

Assim, convidamo-lo a fazer parte desta atividade, através da cedência de um donativo para a aquisição da estrela de Natal Make-A-Wish, que, posteriormente, integrará o projeto de decoração.

Saiba mais sobre a Make-A-Wish Portugal consultando o site da instituição (www.makeawish.pt) ou o facebook (www.facebook.com/makeawish.pt)

Agradecemos desde já a sua colaboração nesta causa tão nobre!

A Diretora do Agrupamento: Cristina Maria dos Santos Martins

18-11-2022

DIVULGAÇÃO: GREVE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – 18-11-2022

Exmo/a Senhor/a Encarregado/a de Educação

Informa-se a Comunidade Educativa que está convocada uma Greve da Administração Pública para o dia 18 de novembro de 2022, sexta-feira, que, poderá afetar o normal funcionamento das aulas e dos serviços nos diversos estabelecimentos de ensino do Agrupamento.

Desta forma, os/as Encarregados/as de Educação deverão verificar a situação em cada Estabelecimento de Ensino.

Com os melhores cumprimentos.

Góis, 12 de novembro de 2022

A Diretora do Agrupamento: Cristina Maria dos Santos Martins

EXERCÍCIO ‘A TERRA TREME’

O Exercício ‘A Terra Treme’ é organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e pretende-se alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. Os 3 gestos BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR são a melhor resposta para nos protegermos em caso de sismo. O exercício ajudará a conhecer e praticar estes 3 gestos que podem salvar vidas.
O Agrupamento de Escolas de Góis, como é habitual, irá participar nesta iniciativa e como tal, foi remetido um email a todo o Pessoal Docente e Não Docente do Agrupamento com informação (cartazes, panfletos e links) para os docentes titulares de grupo/turma e diretores de turma o explorarem com os seus alunos. Algum desse material enviado, nomeadamente os cartazes foram afixados em diversos espaços das Escolas do Agrupamento.
No dia 9 de novembro, pelas 11h09m, dar-se-á o sinal de alerta para o efeito, à hora estabelecida, de modo a que todos cumpram com os três gestos, nas diversas Escolas do Agrupamento.

À COMUNIDADE EDUCATIVA – ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO – TURMA B DE VILA NOVA DO CEIRA

Na sequência da situação de doença da docente da Turma B de Vila Nova do Ceira, foi solicitada a sua substituição, tendo hoje sido publicadas as listagens de colocação. A aceitação e apresentação ocorrerá nos dois dias úteis seguintes, pelo que aguardaremos pela apresentação da nova docente.
Com os melhores cumprimentos,
A Diretora do Agrupamento: Cristina Martins
28-10-2022

INFORMAÇÃO – GREVE DE PROFESSORES – DIA 2 DE NOVEMBRO

Exmo/a Senhor/a Encarregado/a de Educação
Informa-se a Comunidade Educativa que está convocada uma Greve de Professores para o dia 2 de novembro de 2022, quarta-feira, que, poderá afetar o normal funcionamento das aulas nos diversos estabelecimentos de ensino do Agrupamento.
Esta informação foi distribuída hoje, em suporte papel, a todos os alunos do Agrupamento.
Com os melhores cumprimentos.
A Diretora do Agrupamento: Cristina Martins
27-10-2022