CENTRO DE APOIO À APRENDIZAGEM / GABINETE DE APOIO AO ALUNO E À FAMÍLIA
O Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) / Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) pretende concretizar um programa de atuação preventiva de caráter primário através da criação, de uma equipa multidisciplinar com uma constituição diversificada «prevista no regulamento interno, na qual participam docentes e técnicos detentores de formação especializada e ou de experiência e vocação para o exercício da função» (artigo 35º, ponto 3 da Lei n.º 51/2012 de 5 de Setembro).
O modelo de intervenção do CAA e GAAF vai ao Encontro do Plano de Ação do programa Intermunicipal de Prevenção do Abandono Escolar e Promoção da Igualdade de Acessos aos Ensino da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (CIM-RC) na medida em que fomenta “a criação de respostas abrangente que envolvam os vários contextos em que a criança se insere: escola, família e comunidade, atuando a nível da prevenção, da adequação da resposta e da recuperação de jovem já em risco de situação de insucesso, preparando a sua inserção em percursos educativos bem-sucedidos com aquisição de todas as aprendizagens previstas para os ciclos que frequentam”.
Este Projeto aponta, ainda, para a aplicação de um programa de atuação preventiva de caráter primário, tendo como principais objetivos ajudar a dirimir os problemas e assuntos relacionados com a educação e formação dos alunos e da sua família e estabelecer estratégias de intervenção de combate à exclusão social, contribuindo assim para o sucesso educativo dos alunos.
Estratégias de intervenção |
Apoio e acompanhamento psicossocial aos alunos e as famílias, em estreita articulação com outros técnicos externos quando necessário. |
Dinamização de sessões apoio psicológico e/ou socioeducativo a alunos/grupos de alunos em que tal seja necessário. |
Mediação da relação escola-família, promovendo a sua aproximação, comunicação e interação. |
Mediação da relação escola-família, promovendo a sua aproximação, comunicação e interação. |
Aplicação de Programas de Orientação Escolar e Profissional e esclarecimento e encaminhamento para a formação profissional. |
Dinamização e ou promoção de ações de sensibilização e esclarecimento sobre diversas temáticas dirigidas a toda a comunidade escolar (pais/encarregados de educação, alunos, assistentes operacionais…). |
Elaboração e aplicação de programas de Competências Pessoais e Sociais a alunos e pais/encarregados de educação. |
Dinamização e promoção de ações de prevenção de comportamentos de risco e violência em contexto escolar. |
Implementação e dinamização de um núcleo de estudo. |
Definição e aplicação de medidas de intervenção nos alunos com problemas recorrentes de comportamento. |
A equipa multidisciplinar deverá contar com docentes e técnicos detentores de formação especializada e ou de experiência e vocação para o exercício da função.
O/a coordenador/a do Gabinete é responsável pela coordenação da equipa e pela ligação e articulação com outras estruturas de orientação educativa, designadamente a Direção, as Coordenadoras de Ciclo, os Diretores de Turma e os vários serviços disponibilizados pelo Agrupamento de Escolas de Góis.
Tendo em conta as atividades a planificar, considera-se a necessidade de a equipa ser composta pelos seguintes elementos:
· Pessoal Docente (Interlocutor/a para o Abandono e Absentismo Escolar, Representante do ME na CPCJ, Coordenador/a do Projeto Educação para a Saúde e Educação Sexual, entre outros)
· Psicólogos/as;
· Enfermeiro/a (Parceria com o Centro de Saúde)
· Técnico/a de Serviço Social (Parceria com o Município)
· Terapeuta da Fala