Bem-Vindo à Página Oficial do Agrupamento de Escolas de Góis

Divulgação: Turmas para 2018/2019

Na sequência da validação final efetuada pela DGEstE Centro, durante os dias 16 e 31 de julho de 2018, informa-se a Comunidade Educativa, que se mantêm os dois Jardins de Infância do Agrupamento (Góis e Vila Nova do Ceira), cinco turmas no 1º Ciclo (uma em Alvares, três em Góis e uma em Vila Nova do Ceira) e nove turmas no 2º e 3º Ciclos, ou seja, duas turmas no 6º, 7º, 8º e 9º anos e uma turma no 5º ano. Em relação ao 5º ano, o Agrupamento propôs duas turmas, mas a DGESTE apenas validou uma turma.

As listagens das turmas aprovadas encontram-se afixadas na Escola Básica de Góis para consulta, assim como nas restantes Escolas do Agrupamento – Alvares e Vila Nova do Ceira.

Com os melhores cumprimentos.

Góis, 1 de agosto de 2018.

A Diretora do Agrupamento
Cristina Maria dos Santos Martins

Informação aos Pais/Encarregados de Educação: Manuais Escolares dos 1º e 2º Ciclos

Para que os pais/encarregados de educação possam registar-se na plataforma de aquisição e
distribuição dos manuais escolares https://www.manuaisescolares.pt/ e adquiri-los gratuitamente, é necessário o respetivo NIF. Como esta informação não consta dos processos individuais dos alunos dos 1.º e 2.º Ciclos, solicita-se a sua colaboração, no sentido de o facultarem aos Serviços Administrativos, o mais breve possível, por telefone (2357701509), por email (geral.eb23-gois@mail.telepac.pt) ou presencialmente.

Alerta-se os pais/encarregados de educação que a referida plataforma apenas ficará disponível para as Livrarias, Escolas e Encarregados de Educação, a partir do dia 1 de agosto.

Para procederem ao registo necessitam dos seguintes dados:
• Nome do encarregado de educação.
• N.º do NIF do encarregado de educação.
• Nome do aluno.

Não havendo possibilidade para aceder à internet ou não consiga fornecer os dados ao Agrupamento, o encarregado de educação deverá dirigir-se à Escola e solicitar o voucher em papel.

 

Perguntas frequentes

Encarregados de Educação

Não tenho telemóvel nem computador, como posso ter acesso aos manuais gratuitos?
É recomendada a utilização dos meios digitais para obter os vouchers e consultar as livrarias aderentes. Não havendo possibilidade para aceder à internet, o encarregado de educação deve dirigir-se à escola onde está matriculado o seu educando e solicitar os vouchers em papel.

Como sei quais são os livros do meu educando?
Essa informação pode ser consultada na plataforma.

Posso utilizar o voucher em qualquer livraria?
Na plataforma encontra a lista de todas as livrarias aderentes no país. O voucher é válido em todas as livrarias aderentes, independentemente da sua área de residência.

O meu filho não aparece na plataforma, que faço?
Todos os alunos do ensino público vão estar inscritos na plataforma. Caso não consiga encontrar o nome do seu filho, contacte a sua escola.

Quem tem direito a manuais escolares gratuitos?
Os manuais escolares vão ser gratuitos para todos os alunos do 1.º ciclo (1.º ao 4.º ano) e do 2.º ciclo (5.º e 6.º anos) do ensino público no ano letivo 2018/2019.
Os manuais escolares vão ser gratuitos para todos os alunos do 3.º Ciclo e Secundário Concelho de Lisboa do ensino público no ano letivo 2018/2019.

A medida abrange também os cadernos de atividades?
Não, apenas os manuais escolares.

Os manuais têm de ser devolvidos?
Numa lógica de promoção da reutilização, os manuais escolares têm de ser devolvidos às escolas no final do ano letivo. Neste sentido, os livros devem ser entregues em bom estado. Considera-se bom estado aquele que decorra da normal utilização do manual escolar.

E se os manuais forem devolvidos danificados?
Só haverá penalização por mau uso em último caso. Pede-se às famílias que sensibilizem os seus educandos para uma utilização adequada dos manuais escolares. Caso a escola entenda que o uso foi inadequado, as famílias terão de pagar os livros danificados.

Quero ficar com os manuais escolares, posso comprá-los?
As famílias que pretendam comprar os livros podem optar por não levantar o voucher/manual.

Convite à Participação no Programa de Estudo “Bolsas Sociais EPIS 2018” – Alunos que Concluíram o 9º Ano de Escolaridade – Candidaturas até 20 de setembro de 2018

Publica-se informação (Cartaz e Regulamento) relativa ao Programa de Bolsas de Estudo promovida pela Associação Empresários pela Inclusão Social (EPIS), com a denominação “Bolsas Sociais EPIS 2018”, cujas candidaturas poderão ocorrer até ao dia 20 de setembro de 2018.
 
Qualquer pedido de esclarecimento adicional poderá ser dirigidos à EPIS através do email geral@epis.pt ou sl@epis.pt

Aos Pais/Encarregados de Educação

Informam-se os senhores encarregados de educação/pais, que a entrega das avaliações para os 5º, 6º, 7º e 8º anos se realizará de acordo com as horas e dias apresentados na grelha que se segue.

Com os melhores cumprimentos,

A Diretora do Agrupamento: Cristina Martins

LISTAGEM DOS MANUAIS ESCOLARES PARA O ANO LETIVO 2018/2019

Publica-se a Listagem de Manuais Escolares para o Ano Letivo 2018/2019:
 
A mesma encontra-se afixada nas Escolas do Agrupamento de Escolas de Góis.
Senhores/as Encarregados/as de Educação
 
Alerta-se para o seguinte:
 
1º CICLO
Dado que este ano o Ministério da Educação procederá ao pagamento dos Livros Escolares (só dos Livros, não dos Cadernos de Fichas) para os alunos do 1º, 2º, 3º e 4º anos, os Encarregados de Educação já foram informados dos procedimentos a ter, assim como já manifestaram o seu interesse em usufruírem ou não do acesso gratuito dos manuais escolares, tendo os mesmos de ser devolvidos no final do ano letivo.
 
2º CICLO
 
Dado que este ano o Ministério da Educação procederá ao pagamento dos Livros Escolares (só dos Livros, não dos Cadernos de Fichas) para os alunos do 5º e 6º anos, os Encarregados de Educação já foram informados dos procedimentos a ter, assim como já manifestaram o seu interesse em usufruírem ou não do acesso gratuito dos manuais escolares, tendo os mesmos de ser devolvidos no final do ano letivo.
 
– 5º/6º anos – os Manuais de Educação Tecnológica e Educação Visual, que constam na listagem publicada e afixada na Escola servem para o 5º e o 6º anos de Escolaridade (são os mesmos livros para os dois anos de escolaridade, ou seja, quem já os tem não necessita de comprar);
 
3º CICLO
 
– O Manual de Educação Física é o mesmo para os 7º, 8º e 9º anos (quem já o possui não necessita de comprar).
 
– O Manual de Tecnologias de Informação e Comunicação do 7º e 8º anos é o mesmo pelo que quem o adquiriu no ano letivo anterior para o 7º ano não necessita do o adquirir para o 8º ano.
 
– O Manual do 9º Ano de Escolaridade da disciplina de Educação Tecnológica não é para ser adquirido pelos pais/encarregados de educação.
 
Góis, 9 de julho de 2018.
 
Com os melhores cumprimentos.
 
A Diretora do Agrupamento
Cristina Martins

Campanha ‘Aldeia Segura’ e ‘Pessoas Seguras’

“Os grandes incêndios rurais que ocorreram no verão de 2017 em Portugal Continental motivaram a realização de estudos e a adoção de medidas pelo Governo, de modo a materializar soluções eficazes no âmbito da prevenção e do combate aos incêndios.

Os programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”, enquadrados na Resolução do Conselho de Ministros nº 157-A/2017, de 27 de outubro, preveem a realização de ações de sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco, medidas de autoproteção e realização de simulacros de planos de evacuação, em articulação com as autarquias locais.

Com o objetivo de incrementar uma cultura de autoproteção, o Ministério da Administração Interna e a Autoridade Nacional de Proteção Civil está a promover uma campanha de sensibilização. A campanha irá contar com spots nas televisões e nas rádios, informações entregues nos domicílios, anúncios de imprensa, redes sociais, folhetos e cartazes.

A campanha reveste-se da maior importância. É essencial que os cidadãos saibam como agir em caso de incêndio.»
(…)

Outra informação pode ser consultada em:

https://wetransfer.com/…/5784354aea99f71e6e5163491b5…/7325e1