Bem-Vindo à Página Oficial do Agrupamento de Escolas de Góis

Resultados do Orçamento Participativo da Escola Básica de Góis

A votação nas três propostas apresentadas estava agendada para o dia 22 de março de 2019, todavia derivado à greve do Pessoal Não Docente que levou ao encerramento da Escola sede do Agrupamento, a votação efetuou-se no dia 25 de março. Esta situação foi comunicada pela Coordenadora do Projeto, a docente Ana Apóstolo Almeida, às instâncias superiores. As propostas apresentadas foram as seguintes:

Proposta número um: “A aquisição Equipamento de Ténis e Mesa de Ping Pong.”.

Proposta número dois: “A aquisição de uma Mesa de Bilhar Para a Sala de Alunos”.

Proposta número três: “A aquisição de Router Para a Sala de Alunos.”.

A votação dos alunos traduziu-se, no seguinte:

Proposta número um

Ténis e Mesa de Ping Pong

Vinte e seis votos.—————————————————————–
Proposta número dois

Mesa de Bilhar Para a Sala de Alunos

Vinte votos.————————————————————————–
Proposta número três

Router Para a Sala de Alunos

Vinte e cinco votos.—————————————————————

 Estes dados foram introduzidos na Plataforma do Orçamento Participativo da Escola, disponibilizada pelo Ministério da Educação.

PARABÉNS À PROPOSTA VENCEDORA!

TURMA B DA ESCOLA BÁSICA DE GÓIS (3º ANO) RECEBE BAILARINA NO ÂMBITO DO SUBPROGRAMA “R-A, RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS”

Na semana de 18 a 22 de março de 2019, a Turma B (3º Ano) e a docente Clara Garcia recebem a bailarina Carla Pereira da Companhia Nacional de Bailado. Esta iniciativa surge no âmbito do Subprograma “R-A, Residências Artísticas”, que «traduz uma iniciativa interministerial entre as áreas da Educação e da Cultura. É dinamizado pela Equipa de Educação Artística (EEA) da Direção-Geral da Educação (DGE), através do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) e pelo Organismo de Produção Artística, E.P.E. (OPART), destina-se a crianças do primeiro ciclo do ensino básico e tem por objetivo integrar as práticas artísticas no dia-a-dia dos alunos.» (in site da Direção Geral de Educação – DGE). Esta atividade conta com a colaboração ativa do Município de Góis.
No período mencionado, os alunos desenvolverão diversas atividades com o objetivo de «promover a aprendizagem e experimentação do processo de criação artística» (in site da Direção Geral de Educação – DGE) em diversos domínios.

O trabalho realizado durante a semana será apresentado à Comunidade Educativa no dia 22 de março de 2019 (sexta-feira), pelas 17h30m, na Casa da Cultura de Góis.

Assim, convido alunos, docentes, pessoal não docente, pais/encarregados de educação e Comunidade Local, a assistirem a esta iniciativa que será de grande importância para todos que nela participam e colaboram.

Contamos com a vossa presença.

A Diretora do Agrupamento: Cristina Martins

Informação retirada do site: http://educacaoartistica.dge.mec.pt/residencias-artisticas.…

HASTEAR DA BANDEIRA DO ECO-ESCOLAS – 21 DE MARÇO PELAS 10H NA ESCOLA BÁSICA DE GÓIS

No dia 21 de março de 2019, pelas 10h, desenvolver-se-á a Cerimónia para hastear a Bandeira do Eco-Escolas na escola-se do Agrupamento. A sessão contará com uma atuação musical, com a divulgação das atividades do Projeto Eco-Escolas e a exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 8º ano sobre recursos naturais.

Além desta atividade outras de desenvolverão no decurso do dia, bem como durante a semana como se pode verificar no cartaz que se apresenta.

Orçamento Participativo das Escolas (OPE) – 3º Ciclo

PARTICIPA!

«Pelo terceiro ano consecutivo, os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguir os votos dos colegas!

O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) pretende dar voz aos estudantes e dar resposta às suas necessidades e interesses, promovendo o sentido de responsabilidade, bem como valores e práticas indispensáveis à vida democrática. Este processo envolve a comunidade escolar como um todo, já que o desenvolvimento da participação cívica é um desígnio central do nosso sistema educativo.

O Ministério da Educação apela, assim, aos diretores, professores e trabalhadores não docentes que incentivem a participação dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário nesta terceira edição do OPE.

Através de uma verba adicional, o Ministério da Educação disponibiliza para o OPE um euro por cada aluno do 3.º ciclo e/ou do ensino secundário. No caso das escolas com menos de 500 alunos, o valor a atribuir será de 500 euros. A verba disponibilizada pode ser complementada por financiamentos suplementares, tal como consta no respetivo Despacho.

Os resultados serão divulgados até ao final de março e as medidas deverão ser executadas pelas escolas até ao final do presente ano civil.»

Para mais informação consultar:

Vídeo de Apresentação em: https://opescolas.pt/video/

Perguntas e respostas em: https://opescolas.pt/faq-perguntas-e-respostas/

Regulamento em: https://opescolas.pt/regulamento/

Agrupamento de Escolas de Góis Continua a Associar-se a Iniciativa Banco Alimentar Contra a Fome de Coimbra – Campanha Papel por Alimentos

Para que todas/os possamos contribuir para uma causa tão nobre como a luta contra a fome, bem como para um Ambiente melhor, deixamos a presente informação.

O papel que possuam poderá ser entregue na Escola devidamente acondicionado em sacos de plástico.

CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO E COLABORAÇÃO DE TODAS/OS!

Aos Alunos/Encarregados de Educação dos 8º e 9º Anos de Escolaridade

Exmo(a) Senhor(a) Encarregado(a) de Educação

Na sequência da colocação da docente de Português dos 8º e 9º anos noutra Escola, informam-se os alunos/encarregados de educação que a sua substituição foi solicitada, estando a colocação de um novo docente prevista para a próxima sexta-feira (11 de janeiro). O/A docente colocado/a terá 48 horas úteis (2ª ou 3ª feira) para aceitar o lugar e apresentar-se no Agrupamento.

Esta informação seguirá hoje para casa, em suporte papel, através dos alunos.

Com os melhores cumprimentos.

Góis, 9 de janeiro de 2019
A Diretora do Agrupamento: Cristina Maria dos Santos Martins